quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Enviado por Míriam Leitão - 8.2.2012| 14h45m.NA CBN

A importância da educação para o futuro da economia

Enviado por Míriam Leitão -14h45m -NA CBN
o por Míriam Leitão
-
 
O movimento "Todos pela Educação" mostrou que há quase 4 milhões de crianças, de 4 a 17 anos, fora da escola. É quase um Uruguai. Isso tem um impacto grande no desenvolvimento do país. Se a gente perguntar o que é realmente importante para a economia brasileira no futuro, a resposta é educação.
A qualidade da nossa democracia também depende dela, que é definidora em todas as áreas.
Nos anos 90, a gestão do ministro Paulo Renato foi marcada pelo programa Toda Criança na Escola. Ele focou no mais emergencial: crianças de 7 a 14 anos. Fez um trabalho excelente, conseguiu reduzir o número de crianças fora da escola. Mas as metas tem de ser mais ousadas, por isso, passou-se a olhar para o grupo de 4 a 17 anos.
Outro dia, estava analisando os dados de analfabetismo entre 10 e 14 anos, é assustador. As crianças entraram na escola, mas não aprenderam o suficiente. O desempenho escolar é ruim. Temos de enfrentar a aceitação de que uma criança pode chegar até a 4ª série, por exemplo, sem dominar o básico da matemática e da leitura.
Durante a campanha, Dilma prometeu 6 mil creches em quatro anos. Mas no primeiro, nada saiu do papel. Tomara que ela cumpra a promessa até 2014.
Não adianta, por exemplo, ter o melhor dado de produção industrial num mês e não estar construindo bons números na educação. A produção industrial é um dado conjuntural, as estatísticas da educação falam do futuro do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário