segunda-feira, 12 de março de 2012

Dicas para investir seu dinheiro

Todo investimento vale a pena, mas é preciso planejar e saber onde e no quê investir suas economias

Todo investimento vale a pena, mas é preciso planejar e saber onde e no quê investir suas economias.
Todo investimento vale a pena, mas é preciso planejar e saber onde e no quê investir suas economias.
Um carro, um imóvel novo, aquela viagem para o exterior, tudo vale quando levamos em consideração investir em nossos sonhos. Toda pessoa quer ter sempre o máximo de retorno e o menor risco possível. Mas qual o objetivo de alguém quando investe seu dinheiro?
Monte sua carteira de investimentos com diferentes ativos que devem ser escolhidos de acordo com seus objetivos. Não invista seu patrimônio todo em única ação. Imóveis, caderneta de poupança, ações, título públicos e títulos privados, tudo pode ser uma forma de retorno para o seu bolso. Depende se você quer a curto ou logo prazo esse retorno.
Disciplina e conhecimento
O importante é não se empolgar com altas repentinas da bolsa de valores e sair colocando todas as suas economias no mercado de ações. O ideal é que você invista apenas uma parte do seu dinheiro. A bolsa oscila bastante e se você tiver todas as suas reservas aplicadas ali e precisar de dinheiro para uma emergência pode ser complicado se, justamente no momento de aperto, as ações estiverem em baixa. O mercado de ações é uma forma de dar uma adubada nos investimentos, mas pense sempre em longo prazo.
Toda realização depende de planejamento. A empolgação deve ser pensada e transformada em atitude financeira. Para o planejador financeiro Augusto Sabóia, que dá dicas financeiras na TV BVMF, o sucesso do planejamento financeiro pessoal depende dessa disciplina com os gastos.
"Todo projeto, com um bom planejamento, fica muito mais fácil de ser realizado. E, consequentemente, pode sair mais barato. O sucesso do planejamento financeiro pessoal depende de disciplina. Você vai precisar de 80% de disciplina e uns 20% de conhecimento", avalia. Investir facilita tudo. Para juntar o valor que você precisa, lembre-se que o esforço tem que ser proporcional ao objetivo alcançado.
Caderneta de Poupança
Ainda segundo Sabóia, a caderneta de poupança é o melhor investimento em curto prazo: é livre de imposto e não tem taxa de administração. "Esses dois fatores dão uma vantagem competitiva muito grande. É um bom rendimento", observa. Os ganhos não são os melhores, mas em compensação não há cobrança de impostos sobre o rendimento como acontece nos fundos de investimento.
Fundos de investimentos
Se você deseja comprar um carro ou qualquer outro bem e quer sacar a grana antes de dois anos, o mais aconselhado é optar por um fundo de investimento mais conservador, como os DI ou os de renda fixa tradicional. Já se você quer se aposentar sem preocupações, a ideia é resgatar esse dinheiro mais à frente numa aplicação mais rentável, porém de maior risco como um fundo de ações.
Quando você vai por dinheiro num fundo ou CDB (Certificado de Depósito Bancário), numa renda, a coisa mais importante que você tem que ter em mente é prazo. Quanto mais tempo você deixar seu dinheiro, mais você vai ganhar.
Diversifique seus investimentos
Se a pessoa quer investir a partir de 10 mil reais, o crucial é diversificar os investimentos, uma vez que o mercado vive na instabilidade e ninguém sabe o que pode ocorrer. Nesses casos, nem a caderneta de poupança vale já que os bancos dão juros maiores aos investimentos mais polpudos. Se você deseja o mínimo de risco possível, divida seu dinheiro entre um fundo DI e um de renda fixa tradicional ou entre um fundo e um CDB.
Converse com o gerente do seu banco. Ele com certeza será um ótimo conselheiro financeiro.


Madson Moraes, http://estilo.br.msn.com/tempodemulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário