sábado, 10 de março de 2012

Governo deve anunciar na próxima semana medidas de estímulo ao crescimento

SÃO PAULO - Fernando Pimentel, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, afirmou nesta sexta-feira (9) que o governo deve anunciar na próxima semana novas medidas de estímulo ao crescimento. Em encontro com empresários na capital mineira, o ministro adiantou que essas medidas serão um "complemento" à redução da taxa básica de juro, definida em 9,75% ao ano pelo Copom (Comitê de Política Monetária).
As medidas, que deverão ser tomadas tanto por seu ministério quanto pelos de ministérios da Fazenda e de Ciência e Tecnologia, ainda não foram aprovadas pela presidente da República, Dilma Rousseff.
Redução de impostos?
Mesmo não revelando o que será feito, Pimentel afirmou que as medidas podem ser similares às utilizadas pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. "Nosso arsenal é grande. Mas é na linha de desonerar, reduzir tributos, oferecer linhas de financiamento e de crédito a taxas subsidiadas como forma de fazer a indústria crescer", indicou o ex-prefeito de Belo Horizonte, que diz preferir a redução tributária.
O objetivo da medida é elevar em torno de 4% a 5% a taxa de investimento da economia doméstica. O investimento em 2011 foi de 19,3%, levemente abaixo dos 19,5% registrados em 2010. Uma das medidas possíveis é estender a redução de impostos aos eletrodomésticos de linha branca, algo que já está em estudo no ministério da Fazenda. De acordo com Pimentel, a presidente Dilma está interessada em aumentar a demanda doméstica
 
 
Por InfoMoney, InfoMoney, Atualizado: 9/3/2012 20:28

Nenhum comentário:

Postar um comentário