terça-feira, 18 de outubro de 2011

INFLAÇÃO ANALISTAS PREVEEM DESACELERAÇÃO

Enviado por Valéria Maniero -
18.10.2011, 15h30m

IPCA-15/outubro
 
    Prévia da inflação: analistas preveem desaceleração
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), que serve como uma prévia da inflação oficial do país, deve desacelerar em outubro, segundo previsão de alguns analistas ouvidos pelo blog. Eles acham que os preços dos alimentos e dos transportes subirão menos, impactando o dado mensal. O número oficial será divulgado na próxima quinta-feira pelo IBGE.

Para o economista Elson Teles, da Máxima Asset, e para José Francisco Gonçalves, do Banco Fator, o IPCA-15, que fechou em 0,53% em setembro, ficará em 0,45% em outubro. Já o Itaú Unibanco prevê um número um pouco menor (0,43%).

Com esse resultado, o acumulado em 12 meses, que está em 7,33%, cairia para 7,15% ou 7,13%, respectivamente. Se essas projeções se confirmarem, a inflação anual registraria a primeira queda desde setembro de 2010, segundo Teles.

Ainda assim, continua preocupando, porque permanece acima do teto da meta fixado pelo governo. Até o fim do ano, a inflação acumulada em 12 meses tende a recuar, mas muitos economistas dizem que é grande a possibilidade de ficar acima dos 6,5%.

Teles aposta na desaceleração do grupo transportes, puxada pela queda dos preços das passagens aéreas, que subiram muito em setembro, por causa do Rock in Rio. Ele acha, no entanto, que não haverá variação nos preços dos combustíveis. Os alimentos também devem subir menos, de acordo com os analistas. 

Além desses dois grupos, vestuário também deve desacelerar, segundo o Itaú Unibanco e o Banco Fator.

Em relatório, o Itaú Unibanco diz que os dados do IBGE mostrarão que as preocupações em relação à inflação permanecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário